Um estudo de longo prazo com mais de 54.000 adultos dinamarqueses descobriu que o nitrato proveniente de vegetais está associado a um menor risco de demência, enquanto o nitrato de carnes vermelhas e processadas ou da água potável está ligado a um risco maior.
Pesquisadores da Edith Cowan University e do Danish Cancer Research Institute acompanharam os participantes por até 27 anos. Eles examinaram a ingestão de nitrato e nitrito de diferentes fontes e sua relação com a demência, incluindo casos de início precoce. Uma maior ingestão de nitrato de vegetais, equivalente a cerca de uma xícara de espinafre baby diariamente, correlacionou-se com um risco reduzido de demência. Em contraste, uma maior exposição por meio de produtos de origem animal, carnes processadas e água potável esteve ligada a um risco aumentado. O estudo marca a primeira associação relatada entre o nitrato na água potável e a demência, mesmo em níveis tão baixos quanto 5 miligramas por litro, abaixo do limite regulatório atual de 50 miligramas por litro na Dinamarca e na União Europeia. A professora associada Catherine Bondonno observou que os vegetais fornecem vitaminas e antioxidantes que podem promover a produção benéfica de óxido nítrico enquanto bloqueiam compostos prejudiciais. O estudo observacional identifica apenas associações e exige mais pesquisas para confirmar as descobertas.