Estudo descobre que metformina pode permitir que adultos com diabetes tipo 1 usem menos insulina, sem melhorar a resistência à insulina

Um estudo randomizado e controlado por placebo, liderado pelo Garvan Institute of Medical Research da Austrália, descobriu que a metformina, um medicamento de baixo custo e uso prolongado para diabetes tipo 2, não melhorou a resistência à insulina medida por clamp em adultos com diabetes tipo 1, mas foi associada a uma redução de cerca de 12% na necessidade de insulina, enquanto as medidas de açúcar no sangue permaneceram praticamente inalteradas.

Pesquisadores em Sydney relataram os resultados de um ensaio clínico controlado que testou se a metformina — comumente prescrita para diabetes tipo 2 — pode reduzir a resistência à insulina em adultos que vivem com diabetes tipo 1.

O estudo, chamado de ensaio INTIMET (Resistência à Insulina no Diabetes Tipo 1 Gerenciada com Metformina), randomizou 40 adultos com diabetes tipo 1 de longa data para tomar metformina ou placebo durante 26 semanas (cerca de seis meses). Os investigadores avaliaram a resistência à insulina usando estudos de "clamp" hiperinsulinêmico-euglicêmico, um método especializado utilizado para quantificar a sensibilidade à insulina em diferentes tecidos.

As descobertas, publicadas na Nature Communications em 2025, não mostraram melhora significativa na resistência à insulina com a metformina e nenhuma mudança significativa nas medidas de açúcar no sangue em comparação com o placebo. No entanto, os participantes designados para a metformina usaram cerca de 12% menos insulina do que aqueles que receberam placebo, mantendo níveis estáveis de açúcar no sangue.

A Dra. Jennifer Snaith, endocrinologista no St Vincent’s Hospital Sydney e co-líder do estudo, disse que a resistência à insulina é cada vez mais reconhecida no diabetes tipo 1 e pode complicar o controle da glicose. Ela também observou que é um fator de risco subestimado para doenças cardíacas, uma das principais causas de doenças e morte em pessoas com diabetes tipo 1.

O professor Jerry Greenfield, que ocupa cargos seniores em diabetes e endocrinologia no St Vincent’s Hospital Sydney e é afiliado ao Garvan Institute, disse que a equipe esperava que qualquer redução na dose de insulina refletisse uma melhor sensibilidade à insulina, mas os resultados do clamp não corroboraram essa explicação.

Os pesquisadores estão agora investigando outros mecanismos possíveis, incluindo se a metformina afeta o metabolismo da glicose por meio de mudanças no microbioma intestinal. O Garvan Institute observou que a metformina já é usada “off-label” (fora da bula) em algumas pessoas com diabetes tipo 1 na Austrália, e citou estimativas de que o diabetes tipo 1 afeta mais de 130.000 australianos e pode envolver cerca de 180 decisões diárias adicionais relacionadas ao monitoramento da glicose e ao ajuste de insulina.

Artigos relacionados

Illustration showing long COVID patients revitalized by fluvoxamine treatment in a clinical trial, with scientists and physician highlighting study results.
Imagem gerada por IA

Fluvoxamine eases severe fatigue in long COVID patients

Reportado por IA Imagem gerada por IA

A study shows the antidepressant fluvoxamine reduces severe fatigue in long COVID patients. In a randomized trial of 399 adults, it was compared with metformin and placebo. Physician Judith Bruchfeld describes the findings as interesting.

New research published in Nature Medicine reveals that people with prediabetes can normalize blood sugar levels without losing weight. About one in four participants in lifestyle programs achieved this remission, offering protection against diabetes similar to weight loss methods. The key factors involve fat distribution and certain hormones.

Reportado por IA Verificado

A year-long observational study in Japan suggests that people with type 2 diabetes who tend to overeat in response to tempting food cues such as sight and smell may see greater weight loss—and possibly better blood-sugar improvement—after starting GLP-1 receptor agonists, while those with primarily emotional eating patterns show less consistent links to long-term outcomes.

A randomized trial showed that adults with prediabetes experienced no negative changes in blood sugar control or insulin function after eating beef daily for a month. The findings matched results from a poultry-based diet.

Reportado por IA Verificado

A small 2023 study of adults with obesity in China found that an intermittent energy restriction program was associated with weight loss and changes in gut bacteria alongside altered activity in brain regions linked to appetite, cravings and self-control.

Este site usa cookies

Usamos cookies para análise para melhorar nosso site. Leia nossa política de privacidade para mais informações.
Recusar